MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO GERADOS COM SENSORES EMBARCADOS EM DRONES E SATÉLITES

ANÁLISE COMPARATIVA PARA PERÍCIAS AMBIENTAIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39274

Résumé

Provas materiais em perícias ambientais exigem alta precisão, sendo fundamentais na identificação de crimes e eventual condenação de suspeitos. Modelos Digitais de Elevação (MDE) são essenciais para análises topográficas. Porém, dados gratuitos de sensores orbitais podem ter escalas inadequadas (baixa resolução espacial). Este estudo compara MDEs gerados por aerofotogrametria com RPAS (drones) e pelo Copernicus/DEM (baseado no satélite Sentinel 1), avaliando sua eficácia em perícias ambientais. Os resultados indicam maior acurácia dos MDEs de drones em medições de altura e declividade, validadas com GNSS geodésico RTK. Conclui-se que laudos periciais podem ser mais confiáveis com MDEs de RPAS, embora custo e tempo de processamento devam ser considerados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Manuel Eduardo Ferreira , Instituto de Estudos Socioambientais Universidade Federal de Goiás

É Geógrafo, Mestre em Processamento de Dados e Análise Ambiental, e Doutor em Ciências Ambientais. Possui estágio pós-doutorado no Woodwell Climate Research Center (Massachusetts, EUA). Desde 2009, é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) e ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG), onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Capacitação com Veículos Aéreos Não Tripulados (Pro-Vant) e a Plataforma de Conhecimento do Cerrado / Araticum. Na pós-graduação, atua como docente e pesquisador em três programas de mestrado e doutorado: Geografia (PPGEO / UFG), Ciências Ambientais (CIAMB / UFG) e Agronegócio (PPGAGRO / UFG). Seus interesses de pesquisa envolvem o monitoramento e a modelagem ambiental de paisagens naturais e antrópicas nos biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto (aéreo e orbital) e Geoprocessamento, incluindo a organização e disponibilização de base de dados geográficas. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Área de Geociências).

Téléchargements

Publié-e

02-12-2025

Comment citer

DOS SANTOS VIEIRA, Andrea; EDUARDO FERREIRA , Manuel. MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO GERADOS COM SENSORES EMBARCADOS EM DRONES E SATÉLITES: ANÁLISE COMPARATIVA PARA PERÍCIAS AMBIENTAIS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39274. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/39274. Acesso em: 10 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

NÚMERO ESPECIAL – Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Geotecnologias