PREVALÊNCIA E IMPACTO DO BRUXISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID37315Resumo
Introdução: Atos de ranger ou apertar os dentes em sono ou em vigília podem ser classificados como uma patologia parafuncional, derivando-se do desequilíbrio emocional e psicológico e afetar diretamente a qualidade de vida. Em estudantes universitários da área da saúde, a rotina extenuante de estudos, avaliações e práticas pode ser um fator propulsor para o desenvolvimento do bruxismo. Objetivo: Analisar a prevalência do bruxismo em estudantes universitários da área da saúde por meio da literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de artigos publicados entre 2019 e 2024 nas bases SciELO, BVS (Medline, Lilacs e BBO). Foram utilizadas estratégias de busca adaptadas para cada base, com combinações dos termos “bruxismo”, “estudantes” e “saúde” e seus equivalentes em português e inglês, empregando operadores booleanos”. Resultados: A média dos acadêmicos pesquisados e bruxistas foi de 24 anos. A prevalência do fator gênero trazem o feminino como o mais afetado pelo bruxismo. Alguns estudos mostraram que bruxismo diurno era o mais prevalente, e outros não especificaram o tipo. O fator causalidade teve o estresse e a ansiedade como os principais ocasionadores do bruxismo, sendo a depressão, o cronotipo e a qualidade do sono aliados da parafunção. E problemas como periodontite, disfunção muscular e fratura dentária foram consequentes nos bruxistas. Conclusões: O bruxismo em universitários da área da saúde decorre de impactos psicossociais que ocasionam desequilíbrios funcionais nessas pessoas. É importante a detecção da parafunção o mais precocemente e a busca por tratamento psicológico e odontológico. Logo, sugere-se que um acompanhamento multidisciplinar dos discentes pode contribuir para prevenir e tratar a doença nessa população. A ampliação dessa linha de estudo é fundamental para auxiliar no avanço científico e na saúde dos universitários.
Palavras-Chave: Bruxismo; Estudantes de Ciências da Saúde; Estresse Psicológico; Abrasão Dentária; Revisão.
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