PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELO ENFERMEIRO: CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE VYGOTSKY E DOROTHEA OREM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID36235

Resumo

Introdução: A Educação em Saúde é um processo de ensino-aprendizagem que visa o domínio e apropriação de temas relacionados à saúde e bem-estar pela comunidade, promovendo maior autonomia e envolvimento dos indivíduos em seu próprio cuidado. Essa abordagem é fundamental para melhorar os indicadores de saúde, incluindo estratégias de prevenção de doenças e promoção de saúde através de práticas educativas voltadas para a sociedade, as quais devem ser incorporadas nos mais diversos cenários sociais. Objetivo: Discutir as contribuições das teorias de Vygotsky e Dorothea Orem para a atuação profissional do enfermeiro como um educador em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental que utilizou como fonte vídeos, publicações acadêmicas e textos de revistas e livros digitais para a extração das informações. Resultados: Ao integrar ambas as teorias, os enfermeiros podem promover a saúde capacitando os pacientes a assumirem responsabilidade com seu próprio bem-estar e a participarem ativamente de seu processo de cuidado. Vygotsky e Orem ofereceram perspectivas complementares para a educação em saúde. Vygotsky enfatizou a importância do diálogo e da interação social no desenvolvimento cognitivo, enquanto Orem concentrou-se no autocuidado e na autonomia dos indivíduos. Conclusões: Os ideais defendidos pelos referidos teóricos podem informar práticas educacionais que promovam a saúde, incentivando a participação ativa e a responsabilidade pessoal dos pacientes ao pregar que o aprendizado é o melhor caminho para a conquista da autonomia quanto ao gerenciamento da própria saúde e qualidade de vida.

Palavras-Chave: Educação em Saúde; Enfermagem; Autocuidado; Teoria de Enfermagem; Aprendizagem Social.

Downloads

Referências

Nogueira DL, Sousa MS de, Dias MS de A, Pinto VPT, Lindsay AC, Machado MMT. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. SANARE - Revista de Políticas Públicas. 2022 Dez 29; 21(2):101-109. https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669

Souza FLR de. Guia de práticas de educação em saúde. Jaraguari, Mai 2020; 1:1-12. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/570223/4/Guia%20de%20Pr%C3%A1tica%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Sa%C3%BAde%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%201.pdf

Santos LR, Andrade EL de M, Fernandes JC da C, Lima EF de. As contribuições da teoria da aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia. 2021 Dez; 17:1-15. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489

Rosa APM da, Goi MEJ. Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro. 2024 Jan 26;(24)10. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/10/teoria-socioconstrutivista-de-lev-vygotsky-aprendizagem-por-meio-das-relacoes-e-interacoes-sociais

Silva KPS, da Silva AC, dos Santos AM de S, Farias Cordeiro C, Machado Soares D Ávila, dos Santos FF, da Silva MA, de Oliveira BKF. Autocuidado a luz da teoria de Dorothea Orem: panorama da produção cientifica brasileira. Braz. J. Develop. 2021; 7(4):34043-60. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-047

Farias DLS, Nery RNB, Santana ME. O enfermeiro como educador em saúde da pessoa estomizada com câncer colorretal. Enferm. Foco. 2018; 27:10(1):35-39. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1486

Sá-Silva JR, Almeida CD de, Guindani JF. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais [Internet]. 2009 Jul 7;1(1): 1-15. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

Brasil. Ministério da Saúde. Glossário temático -Promoção da saúde- Projeto de terminologia da saúde. Brasília: MS; 2012; (10): 1-49. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_promocao_saude_1ed.pdf

Brasil. Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde [...], Diário Oficial da União. 1990 Set 19: 1-19. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-normaatualizada-pl.pdf

ENFrente Enfermagem Continuada. YouTube [Internet]. [Vídeo] Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): O que é promoção da sáude? Profa. Juliana Mello; 3 out 2023; [10 min, 13 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B8jABOroV5k

Prof. Carreiro. YouTube [Internet]. [Vídeo] Os processos de aprendizagem e desenvolvimento de Lev Semionovich Vygotsky; 15 jun 2021; [6 min, 44 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rzDOjeObXs8

ELA: Epifanias em Linguística Aplicada. YouTube [Internet]. [Vídeo] ZDP, Zona de Desenvolvimento Proximal, Vygotsky, Piaget, andaime, desempenho, desempenho assistido; 10 fev 2023; [9 min, 21 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MeukhUjEfbA

Chaiklin S. A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino. Psicologia em Estudo [Internet]. 2011 Dez 1; 16:659–75. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/jCGfKbkrHPCr8KyZD4xjB3C/

Toassa G. Relações entre comunicação, vivência e discurso em Vigotski: observações introdutórias. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, 2014, Jun-Dez (39):15-22. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20540

Script da Enfermagem. YouTube [Internet]. [Vídeo] Dorothea Orem | Teoria do Autocuidado | Resumo Animado; 3 ago 2023; [5 min, 35 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sJ6JQjSRJyI

Enfermeira Angélica Lyra. YouTube [Internet]. [Vídeo] Plantão da Miss SAE – Teoria do Déficit do Autocuidado; [26 abr 2022]; [59 min, 30 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ueyrpVzxbCs

Queirós P, Vidinha T, Filho A. Self-care: Orem´s theoretical contribution to the Nursing discipline and profession. Revista de Enfermagem Referência. 2014 Dez 12; IV Série (3): 157–64. http://dx.doi.org/10.12707/RIV14081

Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde; Brasil. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não-transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde; 2008. 72 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes%20_cuidado_pessoas%20_doencas_cronicas.pdf

Silva I de J, Oliveira M de FV de, Silva SÉD da, Polaro SHI, Radünz V, Santos EKA dos, et al. Cuidado, autocuidado e cuidado de si: uma compreensão paradigmática para o cuidado de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2009 Set 1; 43:697–703. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300028

Professora Erica Tonon - papo de educador. YouTube [Internet]. [Vídeo] A aprendizagem segundo Vygotsky; 23 mar 2022; [2 min, 22 s].Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZNFJEVfbwds

Professora Erica Tonon - papo de educador. YouTube [Internet]. [Vídeo] ZDP Zona de Desenvolvimento Proximal Vygotsky - Teorias da Aprendizagem; 24 mar 2022; [2 min, 12 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0q-KoEh_DS8

Gustavo Almeida Camargo. YouTube [Internet]. [Vídeo] Promoção e educação em saúde: um desafio importante para a saúde pública; 21 jul 2018; [6 min, 25 s]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rx9SGDl-DgM

Fittipaldi ALM, O’Dwyer G, Henriques P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Revista Interface, Botucatu, 2021; 25:1-16. https://doi.org/10.1590/interface.200806

Ferreira DFM. Avaliação da aprendizagem prática pedagógica segundo Vygotsky. Revista Ciência, tecnologia e inovação: fatores de progresso e de desenvolvimento 3. 2021 Dez 6;56–63. https://doi.org/10.22533/at.ed.5022106124

Augusto R, Medeiros IB, Nascimento TA, Helena M. Enfermeiro educador. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, Internet, 2023 Dez 12; 9(11): 2792–98. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12557

Downloads

Publicado

29-04-2025

Como Citar

CIRINO, Geovana Aparecida dos Reis. PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELO ENFERMEIRO: CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE VYGOTSKY E DOROTHEA OREM. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–14, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n1ID36235. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/36235. Acesso em: 18 ago. 2025.

Edição

Seção

Análise Documental