Terceira margem do processo criativo
uma tentativa de travessia autista dançada
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40393Resumo
Esta dramaturgia se constrói em um processo metalinguístico e metafórico que condensa relações-criações de três artistas da cena. Com uma forma de escrita atravessada, recortada e não linear, procura formatos menos rígidos de textos acadêmicos para compartilhar uma metapesquisa sobre neurodiversidades, processos de criação artística e de percepção sensório-cognitiva que se defronta com a normatividade disciplinar universitária. A escrita materializa a dança, personagens, cenas e referenciais artístico-teóricos e situações que contornam novas camadas de uma expressão autista, redesenhando uma linha sempre acolá das minúcias cotidianas irrelevantes que, na criação, se tornam monumentos ora intransponíveis, ora a própria matéria de criação.
Palavras-chave: Autismo; processo criativo; dramaturgia; dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ines Saber de Mello, Jussara Belchior, Mateus Scota

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)