Telemedicina, adesão ao tratamento de pacientes com diabetes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2179-7889.2025v16n2ID41910Palavras-chave:
Acesso ao tratamento; Diabetes mellitus tipo I; TelemedicinaResumo
Introdução: A diabetes mellitus tipo I é um distúrbio autoimune que envolve a destruição das células beta, produtoras de insulina, nas ilhotas de Langerhans, processo denominado insulite. A telemedicina envolve a incorporação e o uso de sistemas de comunicação modernos para tornar a troca de informações médicas entre locais distintos mais efetiva, proporcionando assistência médica mais ampla. Objetivo: Avaliar se a telemedicina é eficaz no aumento do acesso e adesão ao tratamento da Diabetes Mellitus I. Método: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo sistemática sem metanálise, com busca de informações em bancos de dados gratuitos com estratégia de busca envolvendo os assuntos (“Telemedicina” AND “Diabetes Mellitus I” AND “Pacientes” AND “Acesso ao tratamento”) e com utilização do Protocolo Prisma. Resultados: Foram analisados 23 estudos, os quais apresentaram uma diversidade de enfoques e metodologias para o uso de tecnologias digitais, telessaúde e intervenções baseadas em aplicativos e áudio no manejo do diabetes. Conclusão: A telemedicina se mostra eficaz no aumento do acesso e da adesão ao tratamento da Diabetes Mellitus tipo I, contribuindo para o controle glicêmico e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Com relação à telemedicina, porém, persistem desafios relacionados à equidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JOURNAL OF SURGICAL AND CLINICAL RESEARCH

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma vez aceito o artigo para publicação, os autores transferem os Direitos Autorais (copyright) para o J Surg Cl Res, responsabilizam-se pelo conteúdo do trabalho, confirmam sua originalidade e se comprometem a não publicá-lo em outros periódicos na íntegra ou em parte.
English
Português (Brasil)