Indústria Cultural, Imagens e Educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID39474Palavras-chave:
Mídias Contemporâneas, Educação, Direito ao olhar, MultiletramentosResumo
Com base nas críticas à indústria cultural e à cultura de massa tecidas por Theodor Adorno, problematizamos a forma pela qual as imagens veiculadas nas mídias digitais contemporâneas, alinhadas à lógica do capitalismo, produzem visualidades hegemônicas que influenciam comportamentos instituindo modos de vida padronizados na contemporaneidade. Diante desse cenário, defendemos que a educação assuma a responsabilidade por uma formação emancipadora, que possibilite aos sujeitos questionar e ressignificar os efeitos dessas visualidades em suas vidas. No diálogo com Guattari, Benjamin e Foucault, apresentamos pontos comuns e contrapontos para a abordagem contundente de Adorno. Sustentamos que a emancipação do olhar aconteça nos contextos de aprendizagem e apontamos a pedagogia dos multiletramentos como prática educativa que permite ver e interpretar o mundo para além do que está visível ao olhar desavisado. Considerando que as visualidades, segundo Mirzoeff, carregam em si técnicas de controle que nos destituem do “direito ao olhar”, reivindicamos esse direito, entendendo que ele pode ser restituído pela educação.
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