Uma intervenção nos hábitos de estudo de estudantes universitários ingressantes
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n76ID41470Palavras-chave:
Estudantes ingressantes, Pedagogia, Hábitos de estudo, Autorregulação da aprendizagemResumo
Este artigo fundamenta-se na Teoria Social Cognitiva, em especial, no constructo da autorregulação, e objetivou identificar mudanças nos hábitos de estudo de estudantes recém-ingressantes na universidade após participarem de uma intervenção sobre autorregulação da aprendizagem. A pesquisa, de caráter pré-exploratório, foi realizada com 40 estudantes de Pedagogia, que responderam ao protocolo autorreflexivo “Quem é você como estudante” antes e depois de participarem da intervenção. Seguindo os pressupostos da análise de conteúdo, primeiramente os dados foram categorizados. Após a categorização, as respostas foram quantificadas e analisadas no Statistical Package for the Social Sciences. Em síntese, os resultados revelaram que os estudantes modificaram seus hábitos de estudo. Após a intervenção, passaram a refletir mais sobre a aprendizagem, apontaram maior uso de estratégias de aprendizagem e buscaram estabelecer comparação do próprio desempenho nos momentos antes e depois da intervenção. Sugere-se que estudos futuros desenvolvam intervenções com o foco nas estratégias de planejamento e de controle da atenção.
Downloads
Referências
ALLIPRANDINI, Paula Miranda Zedu; SANTOS, Deivid Alex dos; RUFINI, Sueli Édi. Autorregulação da aprendizagem e motivação em diferentes contextos educativos: teoria, prática e intervenção. Londrina: Eduel, 2023.
ALVES, Paulo Roberto Soares da Silva; SOARES, Adriana Benevides; JARDIM, Maria Eduarda de Melo. Procrastination, time management and self-efficacy among university students. Psico-USF, v. 29, 2024.
ARVATZ, Avivit; PERETZ, Roee; DORI, Yehudit Judy. Self-regulated learning and reflection: A tool for teachers and students. Metacognition and Learning, v. 20, n. 1, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s11409-025-09415-3.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016. BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999.
BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 3, p. 401-409, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183759
BORUCHOVITCH, Evely. Protocolo autorreflexivo “Quem sou eu como estudante”. (Manuscrito não publicação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2010.
CASALE, Karina Reche; BETTIOLI, Ana Luisa; SANTOS, Daniel Araújo dos; GRACIOLA, Marilda Aparecida Dantas; PELISSONI, Adriane Martins Soares; CONSONI, Juliana Barbosa; MARCONDES, Fernanda Klein. Estratégias para promover a adaptação de alunos Ingressantes à Universidade, no ensino remoto emergencial: oficinas de autorregulação da aprendizagem e Plataforma Online Lt-kuraCloud. Revista de Graduação USP, v. 7, n. 1, p. 33-42, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p33-42.
COLTHIRST-REID, Mikayla. Revisiting cognitive dissonance: A closer look at the core assumptions of a classic theory (University of Western Ontario). 2022. Tese (Mestrado em Ciências) – Programa de Psicologia, University of Western Ontario, 2022.
CRUZ, José Ricardo Ribeiro; LOPES, Rosa Cristina Correia. Student Transition to higher education: a study on self-efficacy, stress, and psychological well-being. Journal of Nursing Referência, v. 6, n. 3, p. 1-7, 2024. DOI: https://doi.org/10.12707/RVI23.99.32553.
DENG, Liping; ZHOU, Yujie; BROADBENT, Jaclyn. Distraction, multitasking and self-regulation inside university classroom. Education and Information Technologies, v. 29, p. 23957-23979, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-024-12786-w.
FRONCZYK, Krzysztof; WITKOWSKA, Ewa. Social desirability dimensionality: One or two continua? Current Issues in Personality Psychology, v. 8, n. 3, p. 229-242, 2020. DOI: https://doi.org/10.5114/CIPP.2020.99946.
GEARA, Gabriela Ballardin; HAUCK FILHO, Nelson; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira. Construção da escala de motivos da procrastinação acadêmica. Psico, v. 48, n. 2, p. 140-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.2.24635.
GÓES, Natália Moraes; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem: como promovê-las? Petrópolis: Vozes, 2020.
KOPKE FILHO, Henrique. Repertório de estratégias de compreensão da leitura e conhecimento metacognitivo de professores de Língua Portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, v. 6, n. 1, p. 67-80, 2002.
LINDNER, Christoph; ZITZMANN, Steffen; KLUSMANN, Uta; ZIMMERMANN, Friederike. From procrastination to frustration: How delaying tasks can affect study satisfaction and dropout intentions over the course of university studies. Learning and Individual Differences, v. 108, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2023.102373.
LOPES, Marina Isabel Lamas dos Santos. Abandono escolar no ensino superior: Levantamento das ocorrências no instituto politécnico de Bragança e análise dos fatores concorrentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 2019.
MARTINS, Gustavo Henrique; VALENTINI, Felipe; BONFÁ-ARAUJO, Bruno; FERRAZ, Adriana Satico; OTONI, Fernanda; GONÇALVES, André Pereira. Comparison of methods for controlling acquiescence bias in balanced and unbalanced scales. Psico-USF, v. 28, n. 4, p. 651-667, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712023280401.
MARTINS, Maria José; FIOR, Camila Alves. Expectativas de universitários ingressantes sobre o ensino superior público. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 27, n. 1, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.58086/504a-pd65.
MARTINS, Maria José; FIOR, Camila Alves. Transição para o Ensino Superior: dificuldades vivenciadas por ingressantes no contexto de ensino remoto emergencial. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 29, 2024. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9105.
MIOT, Hélio Amante. Avaliação da normalidade dos dados em estudos clínicos e experimentais. Jornal Vascular Brasileiro, v. 16, n. 2, p. 88-91, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1677-5449.041117.
MORIN-HUAPAYA, Julio Cesar; YUPANQUI-LORENZO, Daniel Edgardo; TAMAYO, María Julia Cómina; ACOSTA-PORZOLIZ, Renzo Pedro Eduardo; QUISPILAYA-CAPCHA, Kennedy Luigui. Role of procrastination as a mediator of self-efficacy and emotional state in academic situations. Paidéia, v. 33, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4327e3340.
MORTEL, Thea Van de. Faking it: Social desirability response bias in self-report research. Australian Journal of Advanced Nursing, v. 25, n. 4, p. 40-48, 2008.
PAIVA, Inês; LAGES, Ana Isabel; MOREIRA, Rita; AZEVEDO, Ângela; OLIVEIRA, Íris. Estudo preliminar de um programa de autorregulação para estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 28, p. 1-14, 2024. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2024.16459.
PATTEN, Mildred; NEWHART, Michelle. Pre-experimental designs. In: PATTEN, Mildred; NEWHART, Michelle. Understanding research methods: An overview of the essentials. 10. ed. New York: Routledge, 2018. p. 192–194. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315213033
PAULHUS, Delroy. Socially desirable responding on self-reports. In: ZEIGLER-HILL, Virgil; Shackelford, Todd (Eds.), Encyclopedia of personality and individual differences, Springer, p. 1-6, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-28099-8_1349-1.
PINTRICH, Paul Richard. The role of goal orientation in self-regulated learning. In: BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul Richard; ZEIDNER, Moshe (org.). Handbook of self-regulation. New York: Academic Press, 2000.
SANTOS, Deivid Alex dos; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Intervenção em estratégias de aprendizagem: uma proposta de formação de professores em serviço. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 37, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.31405.
SELI, Helena; DEMBO, Myron. Motivation and Learning Strategies for College Success: A Focus on Self-Regulated Learning (6th ed.). Routledge, 2020.
SILVA, Cleyton Almeida; TRINDADE, Rosaria da Paixão. Práticas de autorregulação da aprendizagem aplicadas no combate à evasão no curso de engenharia de computação da UEFS. Revista de Ensino de Engenharia, v. 41, 2022.
THYER, Bruce. Pre-experimental group research designs. In: THYER, Bruce A. Quasi-Experimental Research Designs. New York: Oxford University Press, 2012.
VIEIRA, Gabriela; GÓES, Natália Moraes. Caracterização das estratégias de gerenciamento do tempo e da procrastinação acadêmica de estudantes de licenciatura. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 10, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14963. Acesso em: 10 nov. 2025.
ZIMMERMAN, Barry Joseph. Academic studying and the development of personal skill: a self-regulated perspective. Educational Psychologist, v. 33, n. 2, p. 73-86, 1998.
ZIMMERMAN, Barry Joseph. Attaining self-regulation: A social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul; ZEIDNER, Moshe (org.). Handbook of self-regulation. San Diego, CA: Academic Press, 2000.
ZIMMERMAN, Barry Joseph. Becoming a self-regulated learner: an overview. Theory into practice, v. 41, n. 2, p. 64-70, 2002.
ZIMMERMAN, Barry Joseph. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013.
ZIMMERMAN, Barry Joseph; SCHUNK, Dale. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Taylor & Francis, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.
