Altas Habilidades/Superdotação em estudantes universitários de 19 países
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID40258Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Estudantes universitários adultos, Identificação, Aspectos socioemocionaisResumo
O artigo apresenta um recorte do estudo realizado pelo Phoenix International Research Group, cujo objetivo foi analisar os aspectos socioemocionais de adultos/as com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) formalmente identificados/as, em processo avançado de identificação ou autoidentificados/as. O objetivo deste artigo foi analisar os mesmos aspectos nos depoimentos dos 94 estudantes universitários participantes. A metodologia do estudo é qualitativa, de cunho descritivo-analítico. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário em 10 línguas, originalmente respondido por 1.060 adultos, dentre os quais, os estudantes cujos depoimentos foram aqui analisados a partir das categorias: identificação, medos e dificuldades, preferências e percepções sobre a universidade. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Gardner (1993, 2000), Renzulli (2016) e Pérez-Barrera (2024, 2025). Em relação aos aspectos socioemocionais, os resultados apontaram que o medo de falhar, o confrontamento com as estratégias pedagógicas tradicionais, o bullying e o perfeccionismo contribuem para a sua vulnerabilidade emocional e educacional.
Downloads
Referências
ACEREDA-EXTREMIANA, Amparo. Niños superdotados. Madrid: Pirámide, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. edição ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.
EDDLES-HIRSCH, Katrina. O papel do contexto social no processo de desenvolvimento de talentos no ensino superior. Revista Australiana de Educação para Superdotados. v. 28, n. 2, p. 17-28. 2019. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=vM4EFKgAAAAJ&citation_for_view=vM4EFKgAAAAJ:IjCSPb-OGe4C.
Acesso em: 24 fev. 2025.
F14. Relato. Brasil, 13 set. 2023.
F17. Relato. Brasil, 4 ago. 2023.
F30.Relato. Brasil, 8 ago. 2023.
F23. Relato. Brasil, 17 ago. 2023.
F74. Relato. Brasil, 23 ago. 2023.
F103. Relato. Uruguai, 11 ago. 2023.
F214. Relato. Brasil, 6 out. 2023.
F289. Relato. Canadá, 23 ago. 2023.
F453. Relato. Polônia, 6 set. 2023.
F467. Relato. Dinamarca, 8 ago. 2023.
F614. Relato. Alemanha. 9 ago. 2023.
F700. Relato. Hong-Kong China, 7 ago. 2023.
F754. Relato. México, 10 ago. 2023.
F763. Relato. México, 9 ago. 2023.
F764. Relato. México. 10 ago. 2023.
F778. Relato. Bélgica. 29 ago. 2023.
F938. Relato. Eslovênia. 4 ago. 2023.
F954. Relato. Coréia do Sul. 11 ago. 2023.
F993. Relato. Argentina. 15 set. 2023.
F1002. Relato. Uruguai. 25 ago. 2023.
F1008. Relato. Argentina, 13 ago. 2023.
F1019. Relato. México. 20 ago. 2023.
F0154. Relato. Estados Unidos. 23 set. 2023.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro. Objetiva, 2000.
GAGNÉ, François. From gifts to talents: The DMGT as a developmental model. In: Sternberg, Robert; Davidson, Janet (Eds.). Conceptions of giftedness. 2. ed. Cambridge University Press. 2005.
IRUESTE, Paula; ZIRALDO, Marianela, SECO, Ailen. Personas adultas con altas capacidades: ¿dónde quedó el potencial? In: PÉREZ-BARRERA, Susana Graciela (org.). Altas Habilidades/Superdotación: una nueva mirada. Montevidel: Universidad de la Empresa, 2024.
MATOS, Denise Maria de; MOREIRA, Laura Ceretta; KUHN, Cleusa. Jovens Superdotados na Educação Superior: um desafio para a docência. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 26, p. 198-214, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/8632. Acesso em: 14 mar. 2025.
M23. Relato. Brasil, 25 ago. 2023.
M24. Relato. Brasi, 5 ago. 2023.
M33. Relato. Brasil, 6 set. 2023.
M51. Relato. Uruguay, 4 ago. 2023
M300. Relato. Canadá, 5 ago. 2023.
M435, Relato. Estados Unidos, 18 ago. 2023.
M85. Relato. Países Baixos. 20 ago. 2023.
M322. Relato. Canadá, 5 out. 2023.
M35. Relato. Chipre. 6 nov. 2023.
M388. Relato. Chile, 23 ago. 2023.
M596. Relato. França. 20 ago. 2023.
M629.Relato. Grécia. 5 out. 2023.
M740. Relato. México. 30 ago. 2023.
M896. Relato, Peru, 9 set. 2023.
M957. Relato. Coreia do Sul, 8 ago. 2023.
N351. Relato. Canadá. 25 set. 2023.
N709. Relato. Hong-Kong China, 23 ago. 2023.
M98355. Relato. Uruguai. 27 ago. 2023.
N351. Relato. Canadá. 30 ago. 2023
N709. Relato. Hong-Kong China, 30 ago. 2023
NEUMAN, Patrícia; SABATINI, Juliana. O Equívoco entre Superdotação e TEA na avaliação psicológica: um estudo de caso de uma mulher adulta. Revista Neurodiversidade, v. 3, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.institutoneurodiversidade.com/3105. Acesso em: 24 mar. 2025.
OLIVEIRA, Ana Paula Santos de; ORLANDO, Rosimeire Maria. Perfil dos estudantes com altas habilidades no ensino superior: uma análise por indicadores educacionais. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 6, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28697. Acesso em: 13 abr. 2025.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Proposta de orientações pedagógicas para a organização e oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Brasília, UNESCO/MEC/SEESP, 2011.
PÉREZ-BARRERA, Susana Graciela; CHAGAS-FERREIRA, Jane. ¿Y después que crecí? In: Susana Graciela PÉREZ-BARRERA (org.). Altas Habilidades/Superdotación: una nueva mirada. Montevideo: UDE, 2024.
PÉREZ-BARRERA, Susana Graciela. Mitos sobre Altas Habilidades/Superdotación: creencias y prejuicios que siguen espantando. In: Maria Isabel de ARAÚJO, Eliamar GODOI; Letícia Leite de SOUZA; Susana Graciela PÉREZ-BARRERA. A escolarização da pessoa com altas habilidades/superdotação: metodologias, estratégias propositivas e práticas inclusivas. Jundiaí: Paco, 2025.
RENZULLI, Joseph S. Conceptions and Identification of Giftedness. In: REIS, Sally M. Reflections on Gifted Education. Critical Works by Joseph S. Renzulli and Colleagues. Wako, Texas: Prufrock Press, 2016.
TOURÓN, Javier; RANZ, Roberto. Características del alumnado con altas capacidades: algunas pistas para su identificación. In: PFEIFFER. Steven. Identificación y evaluación del alumnado con altas capacidades. Madrid: UNIR Editorial. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348566561_Caracteristicas_del_alumnado_con_altas_capacidades_algunas_pistas_para_su_identificacion Acesso em: 25 fev. 2025.
WEBB, James. Misdiagnosis and Dual Diagnosis of Gifted Children. Supporting Emotional Needs of the Gifted. Saint Paul, 2000. Disponível em: https://www.sengifted.org/post/misdiagnosis-and-dual-diagnosis-of-gifted-children. Acesso em: 12 abr. 2025.
WEBB, James. Misdiagnosis and Dual Diagnosis of Gifted Children, Minnesota Council for the Gifted and Talented annual conference. The newsletter of the Minnesota Council for the Gifted and Talented (MCGT). University of Saint Thomas, Saint Paul, September/October 2006. Disponível em: https://www.jeffcogifted.org/uploads/1/0/8/9/108938165/misdiagnosis_and_diagnosis_of_gt_by__james_t_webb.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024.
WEBB, James. Misdiagnosis and Dual Diagnosis of Gifted Children. Supporting Emotional Needs of the Gifted. Saint Paul, 2011. Disponível em: https://sengifted.org/misdiagnosis-and-dual-diagnosis-of-gifted-children/ Acesso em: 12 abr. 2025.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Newsroom. Fact sheets. Health Topics. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets. Acesso em: 3 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.
