(Corpo)reidades na infância

sentidos formativos para uma escuta ao corpo e um olhar sensível às diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n76ID39469

Palavras-chave:

Corpo, Criança, Processos de aprendizagens, Inclusão

Resumo

Partindo da assertiva de que o corpo é o eixo central da relação com o outro e com o mundo, este artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos de uma proposta formativa, considerando o corpo nos processos de aprendizagem das crianças com e sem deficiência, articulando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Metodologicamente, adotamos as dimensões alteritárias e dialógicas de uma pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa colaborativa, ancoradas na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty (1999), compreendendo o corpo como expressão de experiências subjetivas. O itinerário formativo foi efetivado com a realização de 10 oficinas pedagógicas, que provocaram ressignificações nas concepções e práticas docentes. Os resultados apontam que a escuta ao corpo das crianças favoreceu a coprodução de saberes e a ressignificação de conceitos, possibilitando a elaboração de um plano de trabalho que promovesse práticas inclusivas, ampliando os sentidos da infância na escola e defendendo uma pedagogia comprometida com a diferença.

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Biografia do Autor

Sara Maria Pinheiro Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª do Núcleo de Educação da Infância. É Doutoranda do Porgrama de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento.

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

Peixoto, S. M. P., & Dias, M. A. (2025). (Corpo)reidades na infância: sentidos formativos para uma escuta ao corpo e um olhar sensível às diferenças. Revista Educação Em Questão, 63(76). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n76ID39469

Edição

Seção

Artigos