LITERATURA E CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

a sociabilidade capitalista no romance O dinheiro de Émile Zola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2025v26n1ID37521

Palavras-chave:

Émile Zola, Dinheiro, Economia Política, Literatura

Resumo

Objetivamos, com o presente artigo, realizar uma reflexão em torno do romance O dinheiro, de Émile Zola, a partir da Crítica da Economia Política. Para tal, realizamos um levantamento bibliográfico sobre a crítica da Economia Política desenvolvida por Karl Marx, com o intuito de apreendermos as especificidades do dinheiro no modo de produção capitalista e, com esta base, analisar a obra de Zola do ponto de vista crítico. Nossos principais resultados indicam a especificidade de um tempo histórico de transformações no capitalismo mundial, com estabelecimento dos monopólios e ascensão dos bancos e do capital financeiro como fração dominante
das relações capitalistas. Outro elemento de destaque é o fetiche em torno do dinheiro que se autonomiza diante dos sujeitos de modo a cristalizar uma aparência de especulação e busca pela acumulação e pela obtenção de mais dinheiro, enquanto em essência há uma concentração de recursos nas classes dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira, UFCG - PPGCS

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2017); Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é bolsista pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela universidade Federal de Campina Grande na linha de pesquisa: Desenvolvimento, Ruralidades e Políticas Públicas. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Estado e Luta de Classes na América Latina (PRÁXIS); Grupo de Pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde (PRÓ-SAÚDE GEO); Grupo de Pesquisa sobre o Nordeste (GPNE). Apresenta experiência em pesquisas relacionadas às seguintes temáticas: Geografia da Saúde; Administração Política da Saúde, territorialidade e políticas públicas de saúde; Atenção Básica à Saúde e financiamento do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Downloads

Publicado

02-03-2025

Como Citar

ALVES DA SILVA NOGUEIRA, Kleiton Wagner. LITERATURA E CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA: a sociabilidade capitalista no romance O dinheiro de Émile Zola. Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 108–123, 2025. DOI: 10.21680/1982-5560.2025v26n1ID37521. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/37521. Acesso em: 16 dez. 2025.