CRUZEIRO DE ACARI/RN:

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS PROMOVEDORAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • George Luiz Carneiro Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35145

Resumen

O foco deste artigo está baseado no patrimônio geológico e na geoconservação do geossítio Cruzeiro de Acari, no município de Acari/RN. O objetivo geral desta pesquisa foi destacar as aulas de campo e a observação participante como práticas educativas que contribuem para a promoção da educação ambiental e da educação libertadora no geossítio Cruzeiro de Acari/RN. Deste modo, foram adotados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, com os temas abordados de Geodiversidade, Geossítios, Geoparque e Educação Ambiental; bem como a realização da aula de campo e a observação participante para o desenvolvimento da pesquisa. Como resultados, pôde-se constatar que a aula de campo e a observação participante realizadas no Geossítio de Acari/RN são práticas educativas que direcionam a uma conscientização social crítica, dinâmica e transformadora.

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Biografía del autor/a

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Sou Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciatura em Geografia, pelo Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Faço pesquisas sobre Paisagens Costeiras.

Publicado

22-11-2025

Cómo citar

CARNEIRO DANTAS, George Luiz; MACIEL, Ana Beatriz Câmara. CRUZEIRO DE ACARI/RN: : UMA EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS PROMOVEDORAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35145. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/35145. Acesso em: 25 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS