O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35511Résumé
O trabalho de campo é um recurso utilizado desde os primórdios da Geografia, porém nem sempre foi empregado enquanto estratégia de ensino desta ciência. Reconhecendo a sua importância e visando diversificar as metodologias de ensino, recorreu-se ao trabalho de campo enquanto estratégia para trabalhar os problemas urbanos existentes em Breves junto a algumas turmas do Instituto Federal do Pará. Os resultados foram muito satisfatórios, uma vez que os discentes apresentaram os problemas a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, fomentando debates construtivos acerca da realidade local. Desse modo, entende-se que a metodologia adotada favoreceu a articulação entre os conhecimentos teóricos e empíricos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes do ponto de vista político, aspecto elementar para a transformação da realidade.
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