O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35511

Résumé

O trabalho de campo é um recurso utilizado desde os primórdios da Geografia, porém nem sempre foi empregado enquanto estratégia de ensino desta ciência. Reconhecendo a sua importância e visando diversificar as metodologias de ensino, recorreu-se ao trabalho de campo enquanto estratégia para trabalhar os problemas urbanos existentes em Breves junto a algumas turmas do Instituto Federal do Pará. Os resultados foram muito satisfatórios, uma vez que os discentes apresentaram os problemas a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, fomentando debates construtivos acerca da realidade local. Desse modo, entende-se que a metodologia adotada favoreceu a articulação entre os conhecimentos teóricos e empíricos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes do ponto de vista político, aspecto elementar para a transformação da realidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leandro Maximino Lelis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Breves. 

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus  de Três Lagoas.

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente.

Téléchargements

Publié-e

22-11-2025

Comment citer

MAXIMINO LELIS, Leandro. O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35511. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/35511. Acesso em: 25 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS