A PECUÁRIA NA BACIA DO ALTO PARANAPANEMA
PRESENTE E FUTURO A PARTIR DOS DEZ ELEMENTOS DA AGROECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n1ID38150Resumen
A Bacia do Alto Paranapanema em São Paulo é estratégica na produção de alimentos e na preservação da biodiversidade. Nos últimos anos, uma forte alteração na produção animal foi observada. Neste trabalho, verificou-se a dinâmica dessa alteração a partir do estudo da variação dos rebanhos das principais espécies de interesse zootécnico entre 2009 e 2019. A partir da análise dos dados para esse período, observou-se redução significativa de atividades pecuárias, destacadamente em relação ao plantel de vacas ordenhadas, particularmente nos estabelecimentos da agricultura familiar. Verificou-se, ainda, arranjos produtivos na Bacia que tem o potencial de promover uma transição rápida para sistemas alimentares mais sustentáveis e que reduzem as emissões de gases de efeito estufa associados a produção pecuária. Nesse contexto, os dez elementos da agroecologia permitiram apresentar uma proposta de adaptação às mudanças climáticas para garantir o futuro da produção de alimentos de origem animal nesse importante Território.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade e Território

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

