O SENSORIAMENTO REMOTO E MACHINE LEARNING APLICADOS AO MAPEAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO EM TRÊS CIDADES INSERIDAS NO BIOMA CAATINGA, NA MICRORREGIÃO VALE DO AÇU, RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39889Resumo
Compreender o uso e cobertura do solo é essencial para o planejamento territorial eficiente e sustentável. O presente estudo avaliou a dinâmica de uso e cobertura do solo em três municípios da microrregião do Vale do Açu, Rio Grande do Norte, utilizando geotecnologias. Foram analisadas imagens do satélite Sentinel-2, do dia de 24 de julho de 2021. A classificação do uso e cobertura do solo foi realizada por meio de aprendizado de máquina com o modelo Random Forest, em abordagem supervisionada orientada a objetos. Os resultados indicaram que a vegetação nativa ainda predomina na região, exceto em Porto do Mangue, onde há maior presença de áreas agrícolas. A intensificação das atividades humanas, especialmente agrícolas, está diretamente relacionada às mudanças na cobertura do solo, evidenciando a importância do monitoramento para o planejamento territorial sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

