MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DAS CULTURAS MILHO-ABÓBORA EM CONSÓRCIO POR MEIO DE DIFERENTES ÍNDICES DE VEGETAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39887Abstract
O sensoriamento remoto e a utilização de índices de vegetação têm sido ferramentas importantes na obtenção e análise de informações geográficas na gestão dos sistemas de produção agrícola. O objeto da pesquisa foi avaliar o crescimento e desenvolvimento das culturas do milho e da abóbora em sistema de consórcio por meio da análise de imagens obtidas por Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) e da aplicação de índices de vegetação derivados do espectro visível (fNDVI, VARI e GLI). Com uso do RPA Matrice 300 com sensor Zenmuse H20T, foram realizados 15 voos entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. Seguidas por processamento nos softwares Agisoft Metashape e QGIS, onde foram extraídos os índices de vegetação para análise. Os resultados mostraram que o comportamento dos índices foi correspondente aos aspectos fenológicos das culturas encontrados na literatura: valores baixos do índice no início do ciclo, com aumento progressivo até o fechamento do dossel e posterior estabilidade nos dados devido ao hábito indeterminado das abóboras. O VARI mostrou maior sensibilidade às variações da vegetação em relação ao solo exposto, com variação de 0,325, enquanto o GLI e fNDVI tiveram variação de 0,196 e 0,250, respectivamente. O GLI foi o único índice que obteve médias positivas (0,078) ao longo do ciclo. Na análise de cluster entre as parcelas, as parcelas controle se mantiveram em agrupamentos separados das parcelas consorciadas, evidenciando a influência do consórcio no desenvolvimento das culturas. A abordagem demonstrou ser eficaz para monitoramento do crescimento e desenvolvimento de sistemas consorciados de milho e abóbora, com potencial para otimizar práticas em sistemas de cultivo consorciados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

