CENÁRIOS FUTUROS PARA AMAZÔNIA (AMACRO):
ENTRE 2023 E 2103
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39879Resumen
O estudo avalia cenários futuros de uso e cobertura da terra na região conhecida como AMACRO, a qual se constitui como foco de desmatamento nos estados de Amazonas, Acre e Rondônia. Os modelos têm como partida, o ano 2023, e projetam um cenário para 2103, a partir de uso e cobertura do MapBiomas, além de adotar variáveis morfométricas do relevo, como declividade e proximidade de áreas antrópicas. Três tipos de cenários foram desenvolvidos: Conservador, Moderado e Pessimista, diferenciando-se pelo grau de influência exercido por áreas agrícolas e de pastagem. Os resultados indicam expressiva redução da vegetação (322.624 km² no cenário pessimista) e avanço das áreas agropecuárias, sobretudo no cenário pessimista. A validação dos modelos apontou elevado desempenho (accuracy de 0,954). As análises quantitativas e espaciais evidenciam os riscos de degradação e destacam a necessidade de estratégias de conservação e ordenamento territorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade e Território

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

