MAPEAMENTO MULTITEMPORAL UTILIZANDO FLORESTAS ALEATÓRIAS NO PERÍODO SECO NOS SERTÕES CEARENSES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39878Abstract
O mapeamento multitemporal da cobertura da terra é de grande importância para a gestão dos recursos naturais terrestres no semiárido brasileiro. O uso de plataformas em nuvem, como o Google Earth Engine (GEE), é fundamental para a processamentos de um grande volume de dados sem a necessidade de um computador local. Modelos Random Forest (RF) com apenas 15 variáveis apresentaram o índice Kappa, Exatidão Global e o erro Out of Bag similar ou superior à dos modelos com 74 variáveis na maioria dos mapas gerados (2004-2005, 2013-2014, 2019-2020 e 2023-2024). Os resultados revelaram o aumento em área (%) das classes “Solo com Alto Grau de Exposição” e “Areia” , o que pode sinalizar uma possível degradação na região. Além disso, mostrou que a região dos Sertões Cearenses detém mudanças paisagísticas expressivas no período seco. Contudo, este trabalho mostrou a eficiência de métodos de processamento complexos na macrorregião dos Sertões Cearenses.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

