MODELAGEM DE FRAGILIDADE AMBIENTAL PARA A ALTA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEIA PONTE (GOIÁS)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID37334Abstract
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma modelagem de fragilidade ambiental para a alta bacia hidrográfica do Rio Meio Ponte, que está localizada à montante da região metropolitana de Goiânia, no estado de Goiás. O seu território é composto por onze municípios e compreeende uma área aproximada de 1674,07 Km². Na modelagem foi gerada a fragilidade potencial com o cruzamento das variáveis declividades, tipos de solos, totais de chuva e geologia. A fragilidade emergente foi gerada por meio da fusão da fragilidade potencial com o uso e cobertura da terra. Os resultados indicaram que as caracteríticas geológicas, geomorfológicas e pedológicas contribuem para a estabilidade ambiental da da bacia. No entanto, os totais de chuva associados a dinâmica de uso da terra, elevam os niveis de fragilidade emergente para moderada a alta, em 80% da área, indicando a necessidade de implementar medidas conservacionais nas pastagens e cultivos agricolas, que são atividades dominantes na bacia, para mitigar os impactos nos solos e recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

