UM BREVE ENSAIO SOBRE INSTITUIÇÕES, POLÍTICA FISCAL E REGRAS FISCAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2025v14n1ID40124Resumo
As regras fiscais ganharam destaque nos anos 1990, fundamentadas em teorias como o Novo Consenso Macroeconômico (que trouxe um novo entendimento do papel da política fiscal), visando controlar déficits públicos e garantir a sustentabilidade da dívida. As regras fiscais e a política fiscal foram influenciadas por normas sociais e convenções dentro da economia mainstream, consolidando-se até a crise de 2008. A crise financeira de 2008 e a pandemia de COVID-19 desafiaram esse paradigma, flexibilizando regras e reavaliando o papel da política fiscal como ferramenta anticíclica. As duas crises trouxeram críticas e colocaram em xeque as regras fiscais e o entendimento que havia sido consolidado. O objetivo desse artigo é aplicar o conceito de instituições de Dequech (2018) para compreender o entendimento da política fiscal e das regras dentro do debate econômico. A metodologia adotada é um estudo teórico-interpretativo. Como resultados, identificaram-se as instituições em torno da política fiscal e das regras fiscais são resultado da economia-objeto. Constata-se, ainda, que a partir das duas crises emergiram críticas, que estão culminando com um novo entendimento da política fiscal (ao menos no curto e médio-prazo) e das regras fiscais, desafiando a teoria dominante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)