O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n2ID39509

Resumo

Introdução: Diante da crescente complexidade das necessidades de saúde em todo o mundo, a interprofissionalidade apresenta-se como um caminho que orienta a organização da atenção em saúde, e por esse motivo, justifica-se discutir a atuação do Profissional de Educação Física (PEF) sob a perspectiva do trabalho colaborativo interprofissional. Objetivo: Identificar na literatura as possibilidades de trabalho colaborativo interprofissional que envolvem o PEF na Atenção Primária à Saúde (APS), destacando sua aplicabilidade em diferentes contextos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizado com artigos originais disponível na língua portuguesa, publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no período de janeiro de 2008 a setembro de 2023, com os seguintes termos: “interprofissionalidade” e “profissional de educação física” e seus correlatos. Resultados: Dos 1007 estudos encontrados na busca inicial, apenas 03 atenderam os critérios de inclusão. Os resultados identificados foram categorizados em dois eixos temáticos, sendo eles: linhas de cuidado em que o PEF aparece inserido na APS e estratégias para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo interprofissional. Entre as linhas de cuidado em que o profissional de educação física aparece inserido na APS, estão: atenção à saúde da pessoa gestante e puérpera; saúde da mulher; cuidado à pessoa com sobrepeso e obesidade; atenção à saúde mental; cuidado a pessoa com hipertensão, diabetes e/ou pré-diabetes. Já as estratégias para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo interprofissional., foram: composição de uma equipe multiprofissional; composição de uma equipe interdisciplinar; apoio matricial intersetorial; reuniões em equipe, acolhimento; construção compartilhada do projeto terapêutico; projeto terapêutico singular; interconsulta e intervisita. Conclusões: O estudo evidenciou uma vinculação significativa entre o trabalho do PEF e diferentes linhas de cuidado, como também foram identificadas várias estratégias de desenvolvimento de trabalho interprofissional onde o mesmo aparece inserido, ressignificando a importância desse profissional na integração das equipes de saúde no âmbito da APS.

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Biografia do Autor

Josepson Maurício da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui Especialização em Atenção Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2024), Especialização em Prescrição e Periodização do Treinamento Físico, pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2023) e Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2022). Formado em Educação Física - Licenciatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022) e - Bacharel pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente é residente da Universidade Federal da Paraíba no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional. Tem experiencia na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Físico para Grupos Especiais, atuando nos seguintes temas: Exercício Físico para Pessoas Gestantes, Hipertensos, Diabéticos e Idosos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na segurança do trabalho, atuando principalmente em Programas e Projetos de Qualidade de Vida e Segurança Ocupacional, como: Ginastica Laboral e Ergonomia.

Augusto José Bezerra de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado e Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campos Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, Pau dos Ferros/RN (2018); Especialista em Docência para o Ensino Superior, na Universidade Potiguar - UnP (2021); Mestre em Saúde Coletiva, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB (2021). Membro da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS). Estudante do Doutorado Acadêmico em Saúde Coletiva, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSCol, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN. Atuoso como Enfermeiro na Unidade Mista de Saúde Mãe Joaquina, Paraná/RN (2019), como Diretor da Unidade Básica de Saúde Mãe Belinha, Paraná/RN (2019), como Enfermeiro Plantonista no Hospital Municipal Vereador Antônio Linhares, Luís Gomes/RN (2020-2021), como Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na Unidade de Saúde de São Bernardo, Luís Gomes/RN (2021-2022), como supervisora ​​de estágio hospitalar da Escola de Enfermagem Thereza Néo, Mossoró/RN (2021) e como professora do Curso Técnico de Enfermagem na Escola de Enfermagem Catarina de Siena, Pau dos Ferros/RN (2022).

Marcelo Viana da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutorado Sanduíche no Centro para Inovação em Educação Interprofissional, na Universidade da Califórnia, São Francisco, EUA, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atua como docente da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da EMCM/UFRN. Coordenador e professor do Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estuda e pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde, trabalho interprofissional em saúde, trabalho em saúde, formação profissional em saude saúde e políticas de reorientação do trabalho e da formação em saúde.

Kesley Pablo Morais de Azevedo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mestre em Saúde e Sociedade (PPGSS\UERN) e Doutor em Saúde Coletiva (PPGSCol/UFRN). Vice-coordenador e preceptor da Residência Multiprofissional em Atenção Básica (EMCM/UFRN) pela Secretaria Municipal de Saúde de Caicó (RN). Membro do grupo de pesquisa do CNPq-UFRN Systematic Review and Meta-Analysis Laboratory (Lab-Sys) e do grupo de pesquisa Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano (GCEDH/UERN). Atualmente dedica-se aos estudos epidemiológicos com ênfase nas revisões sistemáticas direcionadas ao contexto da saúde pública e nas pesquisas voltadas para a promoção da saúde e práticas corporais no ambiente escolar e sistema único de saúde (SUS).

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Publicado

30-08-2025

Como Citar

SILVA, Josepson Maurício da; ANDRADE, Augusto José Bezerra de; COSTA, Marcelo Viana da; AZEVEDO , Kesley Pablo Morais de. O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n2ID39509. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/39509. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Revisão Integrativa