ACURÁCIA DO DIAGNÓSTICO DA NEOPLASIA MALIGNA DE TIREOIDE NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: UM ESTUDO RETROSPECTIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID38880

Resumo

Introdução: o câncer de tireoide é a neoplasia maligna endócrina mais comum no mundo. Os métodos de diagnóstico utilizados para a caracterização desses tumores envolvem, em geral, os exames de imagem, com destaque para a ultrassonografia, que utiliza o ACR TI-RADS para avaliar o risco de malignidade nos nódulos tireoidianos, e o exame citológico coletado pela punção aspirativa por agulha fina, guiada pelo Sistema Bethesda.  Objetivo: o objetivo deste estudo foi verificar a acurácia da ultrassonografia e da punção aspirativa por agulha fina no diagnóstico da neoplasia maligna de tireoide em um hospital no município de Mossoró no Rio Grande do Norte.  Metodologia: nesse contexto, por meio de um estudo longitudinal, observacional e em retrospectiva, com 123 prontuários, analisar-se-á a acurácia dos diagnósticos do carcinoma de tireoide no Hospital Wilson Rosado localizado em Mossoró.  Resultados: o exame citológico revelou-se altamente sensível (96,29%) e específico (85,71%), com uma acurácia de 94,11%. As taxas de malignidade variaram entre as categorias Bethesda, 14,3%; 51,3%; 66,6%; 95,2% e 100% (II-VI).  Por outro lado, a ultrassonografia demonstrou uma sensibilidade de 81,2% e uma especificidade de 46,6%, resultando em uma acurácia de 64,5%. As taxas de malignidade diferiram entre os graus do ACR-TIRADS, 50%; 27,7%; 37,5% e 94,4% (II-V). Conclusões: Nossa pesquisa ressalta a necessidade de aprimorar os métodos de diagnóstico do carcinoma de tireoide, observando altas taxas de malignidade na categoria Bethesda III, a mais frequente no estudo. Isso pode aumentar o número de cirurgias, inclusive para nódulos benignos. A ultrassonografia mostrou-se eficaz, mas a falta de informações nos laudos levanta questões sobre a qualidade das ultrassonografias locais, destacando a importância da experiência e familiaridade com as taxas de malignidade locais para o manejo adequado dos pacientes.

Palavras-Chave: câncer de tireoide; exames diagnósticos; ultrassonografia; punção aspirativa por agulha fina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiany Oliveira de Jesus, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Laiany Oliveira de Jesus - Acadêmica de Medicina no 10º período da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atualmente em internato. E-mail: jesus@alunos.ufersa.edu.br.

Thiciano Sacramento Aragão, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Thiciano Sacramento Aragão - Acadêmico de Medicina no 10º período da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente em internato. E-mail: thiciano@gmail.com.

Pedro Diógenes Peixoto de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Pedro Diógenes Peixoto de Medeiros - Acadêmico de Medicina no 10º período da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente em internato. E-mail:diogenes@aluno.uece.br.

Rebecca Maria Nogueira de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

 

Rebecca Maria Nogueira de Souza - Acadêmica de Medicina no 10º período da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atualmente em internato. E-mail: sousa@alunos.ufersa.edu.br

Ariadne Gomes Farias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Ariadne Gomes Farias Acadêmica de Medicina no 10º período da  - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atualmente em internato. E-mail: farias@alunos.ufersa.edu.br

Thiago Demétrio Nogueira Costa, HOSPITAL WILSON ROSADO

Thiago Demétrio Nogueira Costa - Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como professor convidado e preceptor voluntário do internato em cirurgia do curso Médico da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (FACS UERN). Residência médica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), São Paulo/SP. Residência de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP), Presidente Prudente/SP. E-mail: tdemetrio@yahoo.com.

Aline Lidiane Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Aline Lidiane Batista - Atualmente, é professora adjunta nas áreas de Imunologia, Bioquímica e Ensino tutorial no curso de medicina da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Como pesquisadora, vem desenvolvendo pesquisas investigando aspectos moleculares de doenças metabólicas, infecciosas e autoimunes, além de pesquisas na busca de produtos biotecnológicos a partir da expressão hieróloga de proteínas. Doutora (2015) em Ciências (Química Biológica/Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail:batista@ufersa.edu.br.

Downloads

Publicado

30-04-2025

Como Citar

JESUS, Laiany Oliveira de; ARAGÃO, Thiciano Sacramento; MEDEIROS, Pedro Diógenes Peixoto de; SOUZA, Rebecca Maria Nogueira de; FARIAS, Ariadne Gomes; COSTA, Thiago Demétrio Nogueira; BATISTA, Aline Lidiane. ACURÁCIA DO DIAGNÓSTICO DA NEOPLASIA MALIGNA DE TIREOIDE NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: UM ESTUDO RETROSPECTIVO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–20, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n1ID38880. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/38880. Acesso em: 13 dez. 2025.