GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS INSTITUCIONAIS NA REDUÇÃO DA EVASÃO NO CONTEXTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID38172

Resumo

Introdução: Apesar da qualidade do processo formativo, há uma significativa evasão no curso de graduação em Saúde Coletiva de uma Instituição Pública Federal, necessitando de ações estratégicas. Objetivo: Descrever o ciclo de pesquisa-ação, na perspectiva de uma pesquisa avaliativa, em uma graduação em Saúde Coletiva de Instituição Pública Federal para reduzir a evasão. Metodologia: Pesquisa-ação, 2018 a 2022, conduzida em seis fases: identificação do problema (análises de dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica- SIGAA, observação participante, conversas com informantes-chave), levantamento de dados (SIGAA, revisão de literatura integrativa, estudos com dados primários), análise das informações, definição e priorização de estratégias via planejamento estratégico situacional  e desenvolvimento das ações julgadas viáveis segundo análise de instrumentos normativos da Coordenação de Curso, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico. Resultados: Os dados captados no SIGAA indicaram uma evasão crescente de 2009-2019. Relatos informais de estudantes subsidiaram inferências sobre os motivos da evasão havendo confirmação dessas impressões com dados primários em pesquisas de iniciação científica. Por sua vez, a revisão integrativa apontou linhas estratégicas para qualificação da graduação. A partir do critério da governabilidade, foram desenvolvidas ações em duas linhas relacionadas à ênfase em componentes curriculares da curricularização da extensão; fortalecimento da comunicação organizacional interna; adesão efetiva à política de Melhoria Contínua dos Cursos de Graduação; gestão participativa; incentivo à socialização, compartilhamento de experiências e divulgação do curso em Mídias Sociais. Conclusões: Técnicas de gestão participativa, planejamento estratégico, gestão por competência e incentivo a qualificação e conceitos-ferramenta do marketing em saúde foram essenciais ao desenvolvimento das ações. 

Palavras-Chave: Evasão escolar; Graduação; Saúde Coletiva; Estudo de Avaliação.

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Biografia do Autor

Flávia Christiane de Azevedo Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós graduação Lato sensu Saúde 4.0: Gestão, tecnologia e inovação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Programa Saúde da Família pela Faculdade de Ciências da Saúde, FACISA, Brasil. Aperfeiçoamento em Cirurgia oral Menor pela Academia Norteriograndense de odontologia. Aperfeiçoamento em Dentística estética e Restauradora. Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil. Graduada em Odontologia pela UFRN.

Letícia Abreu de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestre do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Saúde Pública e Estratégia de Saúde da Família pela UNIASSELVI. Possui Bacharelado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

29-04-2025

Como Citar

MACHADO, Flávia Christiane de Azevedo; CARVALHO, Letícia Abreu de. GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS INSTITUCIONAIS NA REDUÇÃO DA EVASÃO NO CONTEXTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–33, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n1ID38172. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/38172. Acesso em: 13 dez. 2025.