GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS INSTITUCIONAIS NA REDUÇÃO DA EVASÃO NO CONTEXTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID38172Resumo
Introdução: Apesar da qualidade do processo formativo, há uma significativa evasão no curso de graduação em Saúde Coletiva de uma Instituição Pública Federal, necessitando de ações estratégicas. Objetivo: Descrever o ciclo de pesquisa-ação, na perspectiva de uma pesquisa avaliativa, em uma graduação em Saúde Coletiva de Instituição Pública Federal para reduzir a evasão. Metodologia: Pesquisa-ação, 2018 a 2022, conduzida em seis fases: identificação do problema (análises de dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica- SIGAA, observação participante, conversas com informantes-chave), levantamento de dados (SIGAA, revisão de literatura integrativa, estudos com dados primários), análise das informações, definição e priorização de estratégias via planejamento estratégico situacional e desenvolvimento das ações julgadas viáveis segundo análise de instrumentos normativos da Coordenação de Curso, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico. Resultados: Os dados captados no SIGAA indicaram uma evasão crescente de 2009-2019. Relatos informais de estudantes subsidiaram inferências sobre os motivos da evasão havendo confirmação dessas impressões com dados primários em pesquisas de iniciação científica. Por sua vez, a revisão integrativa apontou linhas estratégicas para qualificação da graduação. A partir do critério da governabilidade, foram desenvolvidas ações em duas linhas relacionadas à ênfase em componentes curriculares da curricularização da extensão; fortalecimento da comunicação organizacional interna; adesão efetiva à política de Melhoria Contínua dos Cursos de Graduação; gestão participativa; incentivo à socialização, compartilhamento de experiências e divulgação do curso em Mídias Sociais. Conclusões: Técnicas de gestão participativa, planejamento estratégico, gestão por competência e incentivo a qualificação e conceitos-ferramenta do marketing em saúde foram essenciais ao desenvolvimento das ações.
Palavras-Chave: Evasão escolar; Graduação; Saúde Coletiva; Estudo de Avaliação.
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