EFICÁCIA DO CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO MODIFICADO POR RESINA COMO BARREIRA CERVICAL NO CLAREAMENTO DENTAL INTERNO: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n1ID37528Resumo
Introdução: O clareamento dental interno pode possuir como efeito adverso a reabsorção cervical externa. Em função disso, recomenda-se a confecção de uma barreira cervical, com material adequado, para evitar a difusão do peróxido de hidrogênio para o ligamento periodontal. Vários materiais são propostos para isso, dentre eles o cimento de ionômero de vidro modificado por resina. Objetivo: O objetivo deste trabalho é revisar a literatura acerca da eficácia do uso do cimento de ionômero de vidro modificado por resina como barreira cervical, durante o clareamento de dentes desvitalizados. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados: PubMed, Web of science, Scopus, e nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, do ano de 2014 até 2024, utilizando os descritores “Tooth bleaching”, “Intracoronal Bleaching”, “Internal Bleaching”, “Glass Ionomer Cements”. Foram obtidos 6 artigos, os quais abordavam acerca da literatura procurada. Os artigos incluídos na revisão foram categorizados em favoráveis e desfavoráveis para realizar uma análise qualitativa. Resultados: 71,4% dos estudos analisados apresentaram condições favoráveis para o uso do cimento de ionômero de vidro modificado por resina, e apenas 28,6% com resultado desfavorável. O Agregado Trióxido Mineral e Biodentine apresentaram resultados superiores ao cimento de ionômero de vidro modificado por resina em 2 artigos. Conclusões: O cimento de ionômero de vidro modificado por resina pode ser indicado para uso como barreira cervical, quando o clareamento interno for realizado com o perborato de sódio, isolado ou associado ao peróxido de hidrogênio em baixa concentração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ciência Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.
Português (Brasil)
English
Español (España)







