RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, ACESSIBILIDADE E ARTISTAS DISSIDENTES
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA NA BDTD (2015–2025)
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40234Résumé
RESUMO
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2015 e 2025. O objetivo foi identificar e analisar a produção acadêmica brasileira sobre residências artísticas, com foco em trabalhos teóricos que as abordam como espaços acessíveis e inclusivos para artistas dissidentes. A metodologia incluiu a busca e seleção de teses e dissertações de programas de pós-graduação em Artes e Artes Visuais, utilizando os descritores “residências artísticas”, “acessibilidade” e “artistas dissidentes”. A pesquisa inicial identificou 55 trabalhos, mas as combinações com “acessibilidade” e “artistas dissidentes” não retornaram resultados. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas as teses de Rupp (2017) e Oliveira (2020) para análise. Os resultados apontam a escassez de estudos que articulam diretamente os três eixos temáticos, evidenciando uma lacuna relevante no campo acadêmico.
Palavras-chave: Residências artísticas; Acessibilidade; Artistas dissidentes; Artes visuais; Revisão sistemática.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Noberta Doia , Robson Xavier da Costa 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)