EXHIBITION AVULSAS

an autoethnographic perspective on autism

Authors

  • Ana Gabriela do Vale Gomes Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40301

Abstract

This text critically analyzes the virtual exhibition Avulsas, organized by autistic artists, from an autoethnographic, anti-ableist, and situated perspective. The exhibition proposes a radical shift in the reclaiming modes of representing and curating art made by autistic people, rejecting standardization and neurodivergent sensitivity as legitimate aesthetics. The methodology employed is anchored in dissident autoethnographic and curatorial practices, seeking to understand how the works produce poetics of detail, reproduction, and silence. The analysis proposes that Avulsas is not limited to identity-based visibility, but rather constitutes a political gesture of world invention.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Gabriela do Vale Gomes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais Ana do Vale é arte educadora, brincante da cultura popular, social media e consultora em Acessibiilidade Cultural e artista visual com deficiência múltipla. Tem formação em música (Teoria Musical, Violino e Clarinete) pela Casa Talento/RN e Grêmio Musical Henrique Dias/PE. Integrou a Orquestra Talento como violinista e a Bigband de sopros (Choro e Frevo) do Grêmio Musical Henrique Dias como clarinetista. Após um ano de estudos no Grêmio passou também a lecionar Teoria Musical como Voluntária. Atualmente cursa Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba. Em Olinda/PE esteve ligada ao fazer musical, especialmente relacionado às manifestações tradicionais, através do Ponto de Cultura Grêmio Henrique Dias já mencionado e os grupos de cultura Maracatu Nação Camaleão e Afoxé Alafin Oyó. Ainda em Olinda teve contato como brincante de manifestações tradicionais como o Maracatu, Frevo, Chorinho, Cavalo Marinho e Coco. Possui experiência em fotografia, aprendizado que se deu em trabalhos informais com a Rapina Fotografia/RN. Já em João Pessoa/PB passou a fazer parte do Coletivo Maracastelo, onde participou como aprendiz das oficinas de confecção de Alfaias e Agbês com Angela Gaeta e ministrou oficina de confecção de agbês na Casa 09 em Pium/RN, espaço que acolhia oficinas e eventos culturais em 2017. No coletivo integrou também o corpo do batuque no Agbê e Mineiro. Vive e atua na cidade de João Pessoa/PB desde 2014. Foi também participante durante o ano de 2017 do grupo Teatrália Contos, fazendo a sonoplastia e os figurinos dos espetáculos que eram apresentados tanto em espaços de cultura da cidade como em escolas e instituições. Sua experiência em arte educação esteve inicialmente mais ligada a oficinas e vivências em espaços informais nas cidades de Natal/RN e Olinda/PE (fazeres relacionados a música, cultura popular e artes/artesanato) como aprendiz e posteriormente como voluntária e em seguida fez parte como arte educadora de projetos de docência ligados a Universidade Federal da Paraíba (PROBEX/PIBID). Atualmente trabalha também como Social Media desenvolvendo projetos de Acessibilidade Cultural através do Ponto de Cultura Coletivo Maracastelo e aprovou pela Lei Aldir Blanc através do edital Chica Barrosa. 

Published

13-12-2025

How to Cite

DO VALE GOMES, Ana Gabriela. EXHIBITION AVULSAS: an autoethnographic perspective on autism. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 261–270, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40301. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40301. Acesso em: 22 dec. 2025.