ARTISTA AUTISTA EM CENA:
TRAJETÓRIA E REFLEXÕES DE RODRIGO AVELAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40516Resumo
Este texto apresenta uma narrativa em primeira pessoa de Rodrigo Lucas da Silva Avelar, artista autista e estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A partir de uma entrevista conduzida por sua orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada em junho de 2025, Rodrigo compartilha memórias, experiências formativas e reflexões sobre autismo, criação artística e docência. A transcrição foi reorganizada em forma de relato, preservando seu estilo de fala com pausas, repetições e imagens poéticas, como gesto de afirmação subjetiva e estética. O texto aborda temas como infância, diagnóstico tardio, apoio institucional, vivências no ensino de teatro e projeções de futuro. A escuta ética que orienta o trabalho inspira-se em uma variedade de autoras e autores que discutem práticas inclusivas e sensíveis no campo da arte e da educação, entre eles Paulo Freire, Janaina Leite, Ernesto Martins Fagundes, Valéria Marchi, Kilza Setti, Eliane Potiguara, Ana Mae Barbosa, Ana Beatriz Barbosa Silva, Rosana Nunes e Maria Inês Teixeira. A entrevista completa em vídeo e sua transcrição estão disponíveis para consulta online.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Avelar, Tifanny Matos, Adriana Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)