ARTISTA AUTISTA EM CENA:

TRAJETÓRIA E REFLEXÕES DE RODRIGO AVELAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40516

Resumo

Este texto apresenta uma narrativa em primeira pessoa de Rodrigo Lucas da Silva Avelar, artista autista e estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A partir de uma entrevista conduzida por sua orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada em junho de 2025, Rodrigo compartilha memórias, experiências formativas e reflexões sobre autismo, criação artística e docência. A transcrição foi reorganizada em forma de relato, preservando seu estilo de fala com pausas, repetições e imagens poéticas, como gesto de afirmação subjetiva e estética. O texto aborda temas como infância, diagnóstico tardio, apoio institucional, vivências no ensino de teatro e projeções de futuro. A escuta ética que orienta o trabalho inspira-se em uma variedade de autoras e autores que discutem práticas inclusivas e sensíveis no campo da arte e da educação, entre eles Paulo Freire, Janaina Leite, Ernesto Martins Fagundes, Valéria Marchi, Kilza Setti, Eliane Potiguara, Ana Mae Barbosa, Ana Beatriz Barbosa Silva, Rosana Nunes e Maria Inês Teixeira. A entrevista completa em vídeo e sua transcrição estão disponíveis para consulta online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tifanny Matos, Universidade Federal do Amapá

Professora substituta do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Licenciada em Teatro (UFS). Pós-graduada em Artes Visuais (FAV - UFG). Mestranda em História (PPGH/UNIFAP).

Adriana Silva, Universidade Federal do Amapá

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, e doutorado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Atua como coordenadora do grupo de estudos PAPEI – Práticas Artísticas e Pedagógicas na Educação Infantil, vinculado ao NECID – Núcleo de Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e Deliberativos (Grupo de Pesquisa CNPq/DPQ/UNIFAP).

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

AVELAR, Rodrigo; MATOS, Tifanny; SILVA, Adriana. ARTISTA AUTISTA EM CENA: : TRAJETÓRIA E REFLEXÕES DE RODRIGO AVELAR. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 49–59, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40516. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40516. Acesso em: 17 dez. 2025.