O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano
Résumé
O presente trabalho visa discutir o processo de formação de professores de sociologia para o ensino médio, através das experiências metodológicas dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, espaços de análise crítico-reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural. Neles reflete-se o trabalho docente com os diferentes sujeitos da aprendizagem: crianças, adolescentes, jovens e adultos do campo e da cidade. A prática de pesquisa é a ferramenta fundamental que possibilitará ao futuro educador diagnosticar situações relacionadas com o sujeito da aprendizagem, de elaborar ações planejadas, executá-las e avaliá-las, contribuindo para que o fenômeno educativo aconteça de forma satisfatória, contextualizada e intercultural.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
05-09-2013
Comment citer
MONTEIRO, José Marciano; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira; SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. O papel dos laboratórios de pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: o desafio na formação de professores no cariri paraibano. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 250–267, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4175. Acesso em: 22 déc. 2025.
Numéro
Rubrique
DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Português (Brasil)
English
Français (Canada)
Español (España)




