Horizonte e utopia

dominação cultural e desigualdade no acesso à educação no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID41129

Palavras-chave:

Ensino superior, Povos indígenas, México, Desigualdade social

Resumo

Este artigo analisa os obstáculos estruturais e simbólicos que limitam o acesso dos jovens indígenas mexicanos ao ensino superior. Com base em uma abordagem sociológica e antropológica crítica, o texto apoia-se nos trabalhos de Rodolfo Stavenhagen e Pablo González Casanova sobre colonialismo interno; nas pesquisas de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre reprodução escolar e violência simbólica; bem como em Hannah Arendt, Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos para analisar as dimensões políticas, pedagógicas e epistêmicas da exclusão. O estudo mostra como a escola mexicana, herdeira de um projeto nacional homogeneizador, transforma desigualdades históricas em diferenças escolares legítimas e mantém uma lógica de assimilação cultural. Apesar de iniciativas como a criação das universidades interculturais, as políticas públicas permanecem insuficientes. O principal resultado analítico destaca que a inclusão exige uma refundação do sistema educacional, baseada nos princípios do etnodesenvolvimento e do diálogo intercultural, a fim de reconhecer plenamente os saberes e os direitos coletivos dos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Ramos Iduñate, Université Paris-Est Créteil

É Prof. Dr. da Université Paris-Est Créteil, do Centre interdisciplinaire de recherche, culture, éducation, formation, travail. Integra a Equipe de Pesquisa Educação e escolaridade

Referências

AGUIRRE BELTRÁN, Gonzalo. El proceso de aculturación: y el cambio sociocultural en México. México: Universidad Veracruzana / Instituto Nacional Indigenista / Gobierno del Estado de Veracruz / Fondo de Cultura Económica, 1957.

ALTHUSSER, Louis. Ideología y aparatos ideológicos de Estado. México: Siglo XXI Editores, 1974.

ARENDT, Hannah. Sobre la violencia. Madri: Alianza, 1970.

BONFIL BATALLA, Guillermo. Etnodesarrollo: sus premisas jurídicas, políticas y de organización. México: INAH / INI, 1995.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La reproduction: éléments pour une théorie du système d'enseignement. Paris: Éditions de Minuit, 1970.

BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit, 1979.

BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Éditions de Minuit, 1980.

CONEVAL. Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social. Measuring Poverty 2022. Disponível em: https://www.coneval.org.mx/. Acesso em: 20 maio 2025.

EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL. Acordos de San Andrés sobre direitos indígenas e cultura. San Andrés Larráinzar, Chiapas: Governo Federal, 1996. Disponível em: https://enlacezapatista.ezln.org.mx/. Acesso em: 20 nov. 2024.

FÁBREGAS PUIG, Andrés. Cultura y poder: antropología e historia en México. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Sociedad plural, colonialismo interno y desarrollo. América Latina. Revista del Centro Latinoamericano de investigaciones en ciencias sociales, México, v. 6, n. 3, jul./set. 1963.

GONZÁLEZ CASANOVA, Pablo. Sociología de la explotación. México: Siglo XXI Editores, 1987.

INEGI. Instituto Nacional de Estatística e Geografia. Pesquisa Intercensitária 2020. Disponível em: https://www.inegi.org.mx/. Acesso em: 18 maio 2025.

INEE. Instituto Nacional de Avaliação da Educação. Panorama educativo de la población indígena. 2019. Disponível em: https://www.inee.edu.mx/. Acesso em: 13 abr. 2025.

ROSENTHAL, Robert; JACOBSON, Lenore. Pygmalion in the classroom: teacher expectation and pupils' intellectual development. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Madri: Siglo XXI Editores, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. La Sociología de las Ausencias y la Sociología de las Emergencias: para una ecología de saberes. Renovando a teoria crítica e reinventando a emancipação social. Buenos Aires: CLACSO, 2006. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/edicion/santos/Capitulo%20I.pdf. Acesso em: 13 maio 2025.

STAVENHAGEN, Rodolfo. Revisitar la etnicidad: un mundo en el que quecan muchos mundos. México: Fondo de Cultura Económica, 2007.

STAVENHAGEN, Rodolfo. Conflictos étnicos y estado nacional. México: Siglo XXI Editores, 1996.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simon Bolivar / Abya-Yala, 2009.

VASCONCELOS, José. La raza cósmica: misión de la raza iberoamericana. México: Editorial Cultura, 1925.

Publicado

19-11-2025

Como Citar

Ramos Iduñate, G. (2025). Horizonte e utopia: dominação cultural e desigualdade no acesso à educação no México. Revista Educação Em Questão, 63(77). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID41129

Edição

Seção

Artigos