RESISTÊNCIAS INTERSECCIONAIS EM UM TERREIRO DE UMBANDA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Antonio Ailton de Sousa Lima Universidade Federal do Ceará
  • James James Ferreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Larissa Pellicer Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Marina Passos Psicologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II

Resumo

O presente artigo pretende analisar as estratégias de resistência de praticantes da religião Umbanda perante a intersecção entre os marcadores de pobreza e raça. Baseia-se em um estudo de abordagem qualitativa que utilizou as metodologias de observação-participante e das entrevistas semiestruturadas com adultos que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento. Os resultados foram analisados utilizando a metodologia da Análise do Discurso e revelaram diferentes formas de autorreconhecimento racial e sua relação com a religião, bem como percepções sobre a pobreza. Além disso, emergiram representações acerca da pobreza permeadas por perspectivas religiosas, assim, evidenciando-se práticas individuais e coletivas como forma de enfrentamento aos dispositivos de opressão inscritos no cotidiano de umbandistas da cidade de Acarape-Ceará, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James James Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Branco, ativista de direitos humanos dos povos indígenas e quilombolas, coordenador da Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (rea-PODERE), Professor PQ CNPQ, Professor da UNILAB e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Larissa Pellicer, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Larissa Niemann Pellicer, mulher cis branca sexualidade dissidente, psicóloga, mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. larissaniemann95@gmail.com

Marina Passos, Psicologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II

Psicologa Comunitaria com mestrado pela Università Alma Matter di Bologna, Doutoranda em Psicologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II in regime de cotutela com a Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

LIMA, Antonio Ailton de Sousa; MOURA JR., James Ferreira; PELLICER, Larissa Niemann; CAMPOS, Marina Passos Pereira. RESISTÊNCIAS INTERSECCIONAIS EM UM TERREIRO DE UMBANDA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 16, n. 25, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/39491. Acesso em: 5 dez. 2025.