POLÍTICAS PÚBLICAS Y EFECTOS PSICOSOCIALES DEL RACISMO: ESTRATEGIAS PARA LA (RE)EXISTENCIA DE JÓVENES NEGROS EN FORTALEZA/CE

ESTRATÉGIAS DE (RE)EXISTÊNCIAS DE JOVENS NEGROS(AS) EM FORTALEZA/CE

Autores/as

  • Aldemar Ferreira da Costa Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Carla Jéssica de Araújo Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Laisa Forte Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Lívia Lima Gurgel Universidade Federal do Ceará
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares Universidade Estadual do Ceará
  • Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira Universidade do Porto

Resumen

El objetivo de este artículo es reflexionar sobre los efectos psicosociales del racismo en las trayectorias de jóvenes negros residentes en una zona periférica de Fortaleza, Ceará. El abordaje metodológico, de naturaleza cualitativa, fue la investigación-inter(in)vención. Se realizaron entrevistas narrativas sobre las trayectorias de vida de los jóvenes negros con el objetivo de señalar formas de producir políticas públicas que garanticen derechos contextualizados y se orienten a las necesidades de este público. Los resultados apuntan a la estigmatización de esos territorios y de esos jóvenes, como efecto del racismo estructural, de forma a aumentar la violencia territorial y la precariedad de las políticas públicas en ese contexto. En términos de confrontación, las iniciativas comunitarias y la universidad se destacan como dispositivos capaces de visibilizar otras narrativas contra-coloniales sobre esta realidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldemar Ferreira da Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES).

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela UFC. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC).

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Integrante do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC).

Laisa Forte Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) e membro conselheira suplente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ (CECD/LGBT+).

Lívia Lima Gurgel, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra em Psicologia Social pela UERJ. Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC.

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Estadual do Ceará

Professora substituta na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) em Limoeiro do Norte/CE. Psicóloga. Doutoranda, Mestre e Graduada em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Integrante do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC) e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS/UFC). Colaboradora do Artes Insurgentes. Representante discente do PPG-Psicologia UFC. Integrante do Ilê ti Oniruuru: Fórum de negres da Psicologia.

Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira , Universidade do Porto

Professora associada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Diretora do curso de doutoramento programa doutoral em sexualidade humana.

Publicado

18-06-2025

Cómo citar

ALDEMAR FERREIRA DA COSTA; JOÃO PAULO PEREIRA BARROS; CARLA JÉSSICA DE ARAÚJO GOMES; LAISA FORTE CAVALCANTE; LÍVIA LIMA GURGEL; MAYARA RUTH NISHIYAMA SOARES; MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA CARVALHO NOGUEIRA. POLÍTICAS PÚBLICAS Y EFECTOS PSICOSOCIALES DEL RACISMO: ESTRATEGIAS PARA LA (RE)EXISTENCIA DE JÓVENES NEGROS EN FORTALEZA/CE: ESTRATÉGIAS DE (RE)EXISTÊNCIAS DE JOVENS NEGROS(AS) EM FORTALEZA/CE. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 16, n. 25, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/39457. Acesso em: 5 dic. 2025.