IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS RECOMENDADAS PARA DESLASTRO EM CASOS ESPECIAIS:
UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO À ÁREA PORTUÁRIA DO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39871Resumen
A água de lastro, essencial para a estabilidade naval, ameaça a biodiversidade ao transportar organismos entre ecossistemas. Este estudo propõe a identificação de áreas seguras para deslastro no litoral do Ceará (portos de Fortaleza, Pecém, Paracuru e Caucaia), seguindo parâmetros da IMO (50 milhas náuticas da costa e 200m de profundidade). Utilizando SIG e modelagem hidrodinâmica (OpenDrift/Python), simulou-se a dispersão da água em 48h (146,52 km da costa). Os resultados indicaram zonas de risco próximas a manguezais, áreas urbanas e unidades de conservação, concluindo que as áreas recomendadas para deslastro seguro devem estar a 92,8 milhas náuticas da costa, minimizando riscos de bioinvasão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade e Território

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

