CARTOGRAFIAS HISTÓRICAS DA ANTÁRTICA:
O USO DE DRONES NA MODELAGEM DIGITAL DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39845Abstract
O presente estudo integra ciência arqueológica, geotecnologias e cartografia para evidenciar a aplicabilidade de Gêmeos Digitais no levantamento e registro do patrimônio arqueológico na Antártica a partir do uso de drones e do algoritmo de modelagem Structure from Motion (SfM). O trabalho evidencia como avanços recentes em hardwares e visão computacional tornaram essas ferramentas mais acessíveis e operacionais, inclusive em ambientes extremos. Os resultados confirmam a integridade estrutural dos vestígios já catalogados, ampliam a compreensão do contexto paisagístico e oferecem subsídios para estratégias futuras de conservação e mediação pública de conhecimentos científicos. A pesquisa destaca o protagonismo da ciência brasileira no continente Antártico e propõe uma metodologia não intrusiva, de baixo custo e replicável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

