Sob a Sombra de um Diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40507Resumo
O texto “Sob a sombra de um diagnóstico” explora a jornada pessoal da autora na descoberta do autismo, abordando os atravessamentos emocionais, sociais e artísticos que emergem desse processo, com base no conceito de “duplo” descrito por Sigmund Freud e a simbologia das sombras descrita por Véronique Perruchon no livro “Blecaute”. Partindo da metáfora da sombra como espaço de dor e também de iluminação, a autora narra a transformação dos sintomas em expressão criativa, por meio da música, da foto-performance e da poesia. Ao revisitar diagnósticos como TDAH, TOC e esquizofrenia, a narrativa revela as dificuldades da rotulação clínica e como a arte pode ser um caminho de reconhecimento e tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberta Dias, Cássia Maria Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)