TEATRO E AUTISMO

UMA REVISÃO CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Authors

  • Carlos Eduardo Perola Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40506

Abstract

O presente artigo realiza uma revisão bibliográfica crítica sobre a produção acadêmica brasileira que aborda a relação entre teatro e autismo. O corpus analisado é composto por seis artigos e duas dissertações de mestrado, localizados a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES, BDTD e Google Acadêmico. O artigo apresenta as disputas de narrativas e paradigmas existentes em torno do tema do autismo, adotando o paradigma da neurodiversidade como referencial teórico e buscando problematizar a recorrência de abordagens que tratam o teatro de maneira utilitarista, sobretudo como ferramenta terapêutica. Ao longo da análise, observa-se a predominância do paradigma da patologia, bem como a escassez de produções que reconheçam pessoas autistas como sujeitos criadores em experiências artísticas legítimas. Concluímos apontando a necessidade de uma mudança de perspectiva, em que o teatro seja compreendido e valorizado na sua condição de campo estético e político, e em que as pessoas autistas possam ser vistas e tratadas enquanto artistas teatrais.

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Author Biography

Carlos Eduardo Perola, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Mestre em Ciência Política e licenciado em Teatro, ambos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É também servidor técnico-administrativo na mesma universidade, atuando junto à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), da Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

Published

13-12-2025

How to Cite

PEROLA, Carlos Eduardo. TEATRO E AUTISMO: UMA REVISÃO CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 184–203, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40506. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40506. Acesso em: 16 dec. 2025.