TEATRO E AUTISMO
UMA REVISÃO CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40506Abstract
O presente artigo realiza uma revisão bibliográfica crítica sobre a produção acadêmica brasileira que aborda a relação entre teatro e autismo. O corpus analisado é composto por seis artigos e duas dissertações de mestrado, localizados a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES, BDTD e Google Acadêmico. O artigo apresenta as disputas de narrativas e paradigmas existentes em torno do tema do autismo, adotando o paradigma da neurodiversidade como referencial teórico e buscando problematizar a recorrência de abordagens que tratam o teatro de maneira utilitarista, sobretudo como ferramenta terapêutica. Ao longo da análise, observa-se a predominância do paradigma da patologia, bem como a escassez de produções que reconheçam pessoas autistas como sujeitos criadores em experiências artísticas legítimas. Concluímos apontando a necessidade de uma mudança de perspectiva, em que o teatro seja compreendido e valorizado na sua condição de campo estético e político, e em que as pessoas autistas possam ser vistas e tratadas enquanto artistas teatrais.
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Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Perola

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