Nas pegadas de Antígona

caminho para uma harmonização sensorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084

Resumo

Narrativa híbrida —dramaturgia teatral, escrita poética e descritiva —, compartilhando experiência de criação através da rememoração autobiográfica do autor, artista-docente-pesquisador autista. O texto parte de vivências pessoais sobre sensibilidade sensorial e propõe um caminho construído a partir da prática dos Bartenieff Fundamentals, método desenvolvido pela bailarina alemã Irmgard Bartenieff (1900–1981). É compartilhado aterramento de crise sensorial, valendo-se de mobilizações corporais codificadas por Bartenieff, e da identificação de caminhos nutritivos para perceber o verbo "aterrar" como campo de harmonização de si. Evoca-se a figura da heroína trágica Antígona, sob a lente do dramaturgo grego Sófocles, como matriz poética — em diálogo com o filósofo Aristóteles — e fio condutor do percurso. A reflexão aborda temas como justiça, individualização, ética e ação no mundo, a partir da entrega à experiência. Antígona surge como musa e heroína que inspira a mobilização do cuidado e da escuta de si para o aterramento sensorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Picarelli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/Unirio onde atualmente cursa Licenciatura em Filosofia também. Especialista pela Pós-Graduação Lato Senso em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ (2019), Licenciatura Plena em Dança pela mesma instituição onde também finaliza sua especialização em Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento e Graduado Bacharel em Design com habilitação em Indumentária e Moda (2014), é Profissional da Dança, Professor e Pesquisador Somático. Membro do Laboratório Artes do Movimento - LABAM/CLA-PPGAC/Unirio vinculado ao Departamento de Interpretação da Escola de Teatro; do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento vinculado à Linha de Pesquisa Poéticas do Corpo. Pesquisador-colaborador convidado pelo Grupo de Pesquisa Práticas Performativas CLA-PPGAC/Unirio sob coordenação de Dra. Tania Alice. É docente do Centro Universitário Celso Lisboa, na Licenciatura em Artes Cênicas. Auxiliou na Preparação Corporal e Direção de Movimento em espetáculos de contracultura pelo Rio de Janeiro que compuseram o Festival Corpos Críticos sob direção de Nadam Guerra no ano de 2019 e posteriormente a instalação viva Quadro Vivo desenvolvido pela artista do corpo Juliana Waener. Pesquisa a Performance como processo de Arte Viva que conduz a expansões sensórias através dos atravessamentos da vida em movimento e os aspectos metamórficos gerados no processo germinatório de artistas profissionais ou em formação através do viés da Somática. Pesquisador-Colaborador do Núcleo Experimental de Butô (SP) sob direção de Thiago Abel, Professor de Dança Butô na Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ (extensão universitária) onde também coordena o Grupo de Estudos Butô: Filosofia da Carne. Tem como área de interesse de pesquisa: Somática; Laboratórios Performativos; Dança Butô; Estudos da Metamorfose

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

PICARELLI, Caio. Nas pegadas de Antígona: caminho para uma harmonização sensorial. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 105–123, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/40084. Acesso em: 18 dez. 2025.