Nas pegadas de Antígona
caminho para uma harmonização sensorial
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID40084Resumo
Narrativa híbrida —dramaturgia teatral, escrita poética e descritiva —, compartilhando experiência de criação através da rememoração autobiográfica do autor, artista-docente-pesquisador autista. O texto parte de vivências pessoais sobre sensibilidade sensorial e propõe um caminho construído a partir da prática dos Bartenieff Fundamentals, método desenvolvido pela bailarina alemã Irmgard Bartenieff (1900–1981). É compartilhado aterramento de crise sensorial, valendo-se de mobilizações corporais codificadas por Bartenieff, e da identificação de caminhos nutritivos para perceber o verbo "aterrar" como campo de harmonização de si. Evoca-se a figura da heroína trágica Antígona, sob a lente do dramaturgo grego Sófocles, como matriz poética — em diálogo com o filósofo Aristóteles — e fio condutor do percurso. A reflexão aborda temas como justiça, individualização, ética e ação no mundo, a partir da entrega à experiência. Antígona surge como musa e heroína que inspira a mobilização do cuidado e da escuta de si para o aterramento sensorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caio Picarelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)