A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO INSTAGRAMÁVEL:
o discurso da mentoria no mercado da magreza digitalizada
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2026v9n43ID41313Palavras-chave:
Corpo instagramável, Mentoria, Biopolítica, Redes sociaisResumo
O artigo analisa o discurso da mentoria no Instagram, especialmente nos perfis que prometem emagrecimento e controle corporal, à luz da perspectiva foucaultiana sobre saber-poder, governamentalidade e subjetivação. Com base em uma análise discursiva de cinco perfis com grande número de seguidores, as autoras demonstram como essas mentorias se apresentam como solução rápida e eficaz para alcançar o corpo "ideal", propagando uma visão neoliberal de consumo do corpo. As redes sociais são compreendidas como dispositivos biopolíticos de disciplinarização e controle, onde o corpo torna-se não apenas mercadoria, mas também campo de investimento simbólico e emocional. A pesquisa aponta ainda o uso de discursos religiosos, científicos e de autoajuda como formas de legitimar a mentoria e capturar sujeitos que, insatisfeitos com seus corpos, buscam a felicidade por meio da transformação corporal. Conclui-se que essas práticas atuam como tecnologias políticas do corpo que, ao mesmo tempo em que oferecem apoio, capturam e subordinam o sujeito às lógicas da visibilidade, do consumo e da normatividade corporal.
Downloads
Referências
AUBERT, N.; HAROCHE, C. Les tyrannies de la visibilité: Être visible pour exister? Toulouse: Éditions Érès, 2011.
BAUMAN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CORBIN, A.; COURTINE, J.-J.; VIGARELLO, G(org.). História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. 4. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alvez. Petrópolis: Vozes, 2011.
COMSCORE. Tendências de social media 2023. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/03/Tendencias-de-Social-Media-2023-1.pdf. Acesso em: 1 maio 2026.
COURTINE, J.-J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2013.
FERNANDES, C. A. Corpo e resistência na história do presente. In: BRAGA, A.; SÁ, I. (org.). Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2020. p. 127–150.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
GROS, F. Desobedecer. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: UBU Editora, 2018.
HERVIEU-LÉGER, D. Le pélerin et le converti: La religion en mouvement. Paris: Flammarion, 1999.
LOPES, M. A silhueta feminina entre pesos e medidas. Araraquara: Letraria, 2018.
PACETE, L. G. Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo. Forbes, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais-em-todo-o-mundo/. Acesso em: 30 ago. 2023.
SARGENTINI, V. Discurso político e resistência: a estilística da (des)obediência nos discursos. In: BRAGA, A.; SÁ, I. (org.). Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Michelle Aparecida Pereira Lopes, Vanice Maria Oliveira Sargentini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Português (Brasil)
English
Français (Canada)
Español (España)




