ALTO E BAIXO DESEMPENHO NO ENADE: QUE VARIÁVEIS EXPLICAM?

Autores

  • Karinne Custódio Silva Lemos Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar, entre as variáveis analisadas pelo SINAES, que influenciam o desempenho acadêmico dos discentes. A amostra utilizada foram os cursos de graduação em Ciências Contábeis que obtiveram conceitos 1 e 2 versus 4 e 5 no ENADE dos anos de 2009 e 2012, totalizando 383 cursos, em 2009, e 464, em 2012. Foram analisadas as seguintes variáveis: nota dos ingressantes no Enem, escolaridade dos pais, nota infraestrutura, nota organização didático pedagógica, regime de trabalho docente e quantidades de mestres e doutores. O trabalho utilizou como ferramenta estatística o teste não paramétrico Mann-Whitney, uma vez que os dados não apresentavam distribuição normal. De acordo com os resultados, a única variável que não apresentou influência na nota obtida pelas IES no ENADE foi escolaridade dos pais. Os resultados obtidos pela pesquisa revelam os principais pontos em que as entidades de ensino superior devem investir para obterem melhores resultados no ENADE, quais sejam: qualificação docente (titulação e formação pedagógica), investimento em infraestrutura e ampliação da quantidade de professores com dedicação exclusiva.

Palavras-chave: ENADE. Desempenho Acadêmico. SINAES. Ciências Contábeis.

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Biografia do Autor

Karinne Custódio Silva Lemos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU.

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Publicado

04-06-2015

Como Citar

LEMOS, K. C. S.; MIRANDA, G. J. ALTO E BAIXO DESEMPENHO NO ENADE: QUE VARIÁVEIS EXPLICAM?. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 101–118, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5579. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS